Realizar o Registro da Marca perante o INPI é um importante passo para os empreendedores que acreditam em seu produto. Essa medida serve para impedir que seus concorrentes usem ou se apropriem do nome, símbolo ou logotipo do seu negócio.
Além disso, uma marca registrada e protegida é o primeiro passo para o reconhecimento e bom posicionamento do produto no mercado.
Portanto, preparamos os 5 passos para iniciar o pedido do registro no INPI, confira:
1 – Ter uma marca disponível para registro
Para iniciar o registro, é importante que o nome pretendido não tenha sido registrado anteriormente por outra empresa no mesmo segmento de atividade.
2 – Documentos do titular
É possível realizar o registro em nome da pessoa física ou jurídica.
Se você vai registrar em seu nome, será preciso os documentos pessoais e comprovante de residência.
Se o registro for feito em nome da empresa, será preciso o CNPJ e Contrato Social (ou Certificado da Condição de Microempreendedor Individual para MEI’s).
3 – Definição de classes
O INPI possui diversas classes, que diferenciam os segmentos de atuação das marcas, é necessário escolher corretamente em qual classe a sua marca se encaixa, para uma proteção eficaz.
4 – Definição da Apresentação
Sua marca pode proteger o nome e a logo de uma vez só. Para tanto, é importante definir, no momento do registro, se ele será nominativo (apenas o nome), misto (com o nome e logo) ou tridimensional (forma da embalagem).
5 – Pagamento das taxas
O Protocolo no INPI depende do pagamento da taxa inicial do INPI para ser iniciado.
Essa taxa possui variações para pessoas físicas, MEI’s, ME’s e EPP’s, que gozam de descontos.
Vale lembrar que, apesar do pedido poder ser realizado por qualquer pessoa, é sempre importante contar com uma assessoria especializada. Afinal, o registro de uma marca diz respeito ao bem mais precioso da sua Empresa.
Dê ao seu negócio a atenção que ele merece com a ajuda da Link em seu registro