A marca é o principal elemento de qualquer negócio. Ter uma marca consolidada e protegida é o segredo para o sucesso da sua empresa. Mas será que esse elemento tão valioso está recebendo a devida atenção no seu negócio?
Para ajudá-lo a entender a necessidade de tal cuidado, listamos os principais benefícios, dentre os vários, que a ação pode agregar ao seu negócio.
1 – exclusividade.
O registro de marca é feito perante o órgão responsável nacional (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI), portanto, tem validade em todo o território, garantindo à marca exclusividade no segmento de atuação.
Dessa forma, é possível pedir para que qualquer terceiro não autorizado deixe de usar sua marca, sob pena de sofrer implicações judiciais com indenizações que podem chegar a até R$ 50.000,00.
2 – segurança
Sendo feito o registro, o empreendedor garante total segurança sobre o próprio nome e todos os empreendimentos nele, livrando-se, de uma vez, de qualquer
possibilidade de uso indevido do próprio nome, o que causaria danos, talvez irreversíveis, para a empresa.
3 – credibilidade
Ainda, o registro passa credibilidade ao seu negócio, passando confiança e agregando valor à Empresa, afinal, mostra que o empreendedor tem zelo pelo empreendimento. Ademais, em caso de investimentos, aportes ou editais, qualquer banca exige esse tipo de regulamentação.
O empresário, por vezes, por estar começando um empreendimento, não acredita que vale a pena registrar a marca. Porém, o registro pode ser usado como uma demonstração da confiabilidade do seu negócio, ainda que recente no mercado.
4 – valor
Além da credibilidade, registrar a marca gera um valor incalculável ao negócio, até porque a marca é um patrimônio, que possui valor de mercado como qualquer outro bem, podendo ser vendido, repassado por herança, etc.
O valor agregado com o registro é tão grande que a marca pode ultrapassar a importância do próprio empreendimento, por se mostrar consolidada. Como exemplo, pode ser citado o caso da Coca – Cola.
Se você é empresário e ainda não registrou sua marca no INPI, vale a pena ficar atento e dar início ao processo. A Link possui uma equipe especializada para ajudá-lo a proteger o bem mais precioso do seu negócio